segunda-feira, 2 de abril de 2012

2º Dia - " II LGBTfobia - eu NÃO CURTO esta ideia !"


O segundo dia de Debate, 29 de março de 2012, não foi tão diferente do dia anterior. A não ser por uma pequena mudança sugerida pelo professor Marcos Nascimento. Transformamos o debate formal, o que estava previsto, em algo mais intimista, colocando-se todos em uma roda de conversa. Em que cada convidado, em sua fala, assumia o seu lugar no "centro" da roda e discorria sobre a sua contribuição para uma sociedade igualitária, não só pautada na questão de gênero como também racial e religiosa. Desta vez, Suelen Jacques, uma das componentes do Grupo Fala em Foco, deu inicio ao debate com o seu discurso e mediou a interativa mesa.
A primeira a dar vida ao nosso debate foi a enérgica e admirável Fátima Baião, advogada do Centro de Referência - LGBT da SuperDir. Ela começou por dizer que o exercício da sua profissão sempre esteve pautado na Constituição Federal do Brasil, Artigo 5º: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos Brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade." E a partir disso, discorreu sobre as demandas e a sua atividade no CR-LGBT que fica localizada no prédio da Central do Brasil.
Posteriormente, a palavra foi passada ao professor Marcos Nascimento do Instituto de Medicina Social da UERJ. Ele discursou sobre suas pesquisas relativas à "figura masculina" e a amizade entre homossexuais e heterossexuais. O professor falou ainda sobre o fato da homofobia ser mais forte entre os homens do que entre as mulheres.
Seguida por ele, Priscila Bastos, uma das mediadoras do Grupo Todos Contra a Homofobia, a Lesfobia e a Transfobia.Maior grupo de militância virtual LGBT! Relatou com mais detalhes a intenção do grupo. Formado por diferentes pessoas que em comum buscam a igualdade e o respeito a este grupo em questão - Gay, Lésbicas, Travestis e Transexuais -, o objetivo do grupo, que já tem quase 17.000 membros, é planejar e executar ações concretas de combate à homofobia.
Uma dessas ações foi uma campanha promovida pelo grupo, na qual todas as componentes do Fala em Foco participaram, que foi a:

"Ajude uma Trans a se tornar garota-propaganda da Dove!"



Com a mobilização gerada pela campanha, a votação conseguiu alavancar Tais Sousa para o 19º posição. Embora, não tenha ganhado o concurso, a candidata e a causa LGBT ganhou grande notoriedade.
E novamente, por fim, presente nos dois dias de debate, Indianara Siqueira representando o grupo Transrevolução.
Ao final de tudo, o que nos restou foi um grande sentimento de luta e admiração por aqueles que vestem a camisa da Igualdade, do Respeito e da Esperança em qualquer situação. Além, de novos convites para irmos juntos com eles (convidados) à LUTA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário